COMO O BENEFICIAMENTO TÊXTIL PODE AGREGAR VALOR AO PRODUTO
Beneficiamento têxtil é o setor responsável pelo enobrecimento dos tecidos utilizados na indústria. Está dividido em primário, secundário e terciário. O primário consiste nas operações realizadas para que o material tenha condições de receber tintura e acabamento final, chamado de pré-alvejamento ou PT (pronto para tingir). No secundário as operações visam colorir o tecido (tingimentos reativos, pigmentos, a seco, entre outros). Já no terciário são realizadas as operações que melhoram as características do tecido, como brilho e toque, e por fim os efeitos de diferenciados como spray’s, marmorizados, respingos, entre outros.
O beneficiamento têxtil também é composto por três tipos de processos:
ESGOTAMENTO: Nele o tecido é colocado em um banho em que entra em equilíbrio com uma solução de corante, após ter absorvido ou fixado a maior quantidade possível de coloração o tecido é lavado para eliminar possíveis excessos. Os equipamentos utilizados são: barca, jigger, turbo e jets.
CONTÍNUO: Neste processo o tecido passa várias vezes pelo banho e em seguida é espremido uniformemente, após isso a cor é fixada por meio de calor seco: ar quente (pad-dry, pad-thermofix), e calor úmido: vapor (pad-steam).
SEMI-CONTÍNUO: O tecido é impregnado durante o banho de tingimento, depois é necessário que fique em repouso por algumas horas para que ocorra a reação do corante e por último é realizada a lavagem.
Atualmente tornou-se primordial para a indústria têxtil buscar por alternativas que beneficiam as coleções de moda, optando por lavações e acabamentos diferenciados.
As peças passam a ter maior valor agregado após a realização do beneficiamento, o que torna o processo muito importante para a indústria e consequentemente um grande avanço nas vendas.